quinta-feira, 4 de março de 2010

Roteiristas: metódico e controladora


No ponto de ônibus, uma amiga de redação pergunta o que falta agora, a um mês da viagem. Faço um check list mental.

Passagens: ok. Reservas em cinco hostels: ok. Seguro viagem e documentação: ok. Poupança: ok. Cartão de crédito internacional: ok. Mochilão com rodinha e roupas para o frio: ok. (...)

Respondo, com angústia de roer as unhas, que uma das coisas mais importantes ainda não foi resolvida. O roteiro. Ela desenha um sorriso. Não acho engraçado, mas estico os lábios por educação.

Um metódico e uma controladora viajando pela primeira vez para o outro lado do mundo sem mapa das cidades e do metrô, cronograma de atividades com data/horário/instruções para chegar e sair do local, quantidade de comida a ser ingerida por dia, planilha de gastos, guias sublinhados e anotações de amigos???

Desde novembro, quando compramos passagens, me comprometi a estudar a geografia, a história, o idioma, os costumes, as últimas notícias, absolutamente TUDO sobre cada um dos países. Queria conhecer bem para otimizar nosso tempo por lá. Estrategista. Cinco meses se passaram, a vida me atropelou e/ou fiquei com preguiça. No arquivo do Word, debaixo do título "roteiro" há uma infinidade de páginas em branco.

E pergunto a você, leitor: melhor planejar a viagem ou escrevê-la enquanto ela acontece?

Pouco antes de o ônibus estacionar, essa minha amiga encerrou a conversa (e, sem querer, me disse mais do que pode parecer):

- Nath, relaxa. Se perder também é incrível. Você vai descobrir muito mais nesses momentos.

3 comentários:

Carla disse...

como na vida, há de existir espaço para o planejado e para o imprevisto e a sabedoria de usufruir o melhor de cada um deles. e vê se não deixa a preocupação com os detalhes engolir o prazer que antecede a viagem...relaxa nathy!!

Luiza disse...

concordo!

não faça roteiros, liste apenas os lugares que você não quer deixar de conhecer em cada País...

nao estipule o dia que voce vai visitar, quanto tempo ficara lá, o gostoso é ir descobrindo cada lugarzinho, se perder, ir parar do outro lado da cidade rs.

beijo!

Mari Desimone disse...

Nathy!!

Concordo com a Luiza, tbm acho que o importante é saber o que você quer ver de qualquer jeito e não deixar a oportunidade passar. Bom, pelo menos agora o mapa do metrô de Paris vocês já tem! Amsterdã é pequenininha. Não tem crise: é só lembrar do número do tram que passa perto do albergue... e meu, me perdendo tbm descobri lugares incríveis, como o hotel onde o Garcia Marquez escreveu "Cartas ao general", do lado da Sorbonne! Tem que se perder, amiga, senão não tem aventura!

beijoss