domingo, 4 de abril de 2010

Pioggia e Ombrellone

Chuva o dia inteiro e muito frio. Mas nem isso espantou os italianos (e gringos corajosos) das gelaterias. Dispensamos o nosso por hoje. So por hoje. Saimos pelas ruas com um guarda chuva comprado de um dos milhares de indianos que brotam do chao, quando menos se espera: “umbrrrrela! 5 euros”. Alias, eles são muito figuras. Ontem a noite, fiquei conversando com um funcionario do hostel na cozinha, enquanto ele preparava seu “rrrrice” (arroz) com a musica indiana no talo. Pedi a ele para me ensinar a dancar (como no filme Quem quer ser um Milionario), foi incrivel. Shabul é de Bangladesh, deixou seus dois filhos lá, há oito anos, para tentar ganhar um troco na Italia. Ele me disse que eu tenho tracos de indiana e que faria sucesso lá se fosse da cor dele. Mais tarde, Felipe tomou um susto, enquanto ia ao banheiro (fica fora do quarto): o parente de Shabul, Panu, fica na recepcao de madrugada. Ele havia armado sua cama de dormir bem no meio da entrada do hostel e, sobre ela, fazia uma especie de oraçao muçulmana, passando as maos no corpo e para o alto. São tantas historias, que chego a ficar tensa por não conseguir registrar no papel ou no blog: e se a nossa memoria nos trair? Adoro a interacao com pessoas de outras culturas, ouvir tantos idiomas na fila de uma atracao turistica, passear entre gente de aspectos fisicos diferentes... E tenho inventado de puxar conversa com qualquer um. Enquanto almocavamos num restaurante hoje, por exemplo, me ofereci para ajudar uma chinesa sozinha que não conseguia entender o cardapio para pedir uma “pasta” ao garçom. Parei um senhor italiano para perguntar como chegava ao Museu Capitolino (mesmo sabendo o caminho), so para ouvi-lo “parlando”. Ah, conto mais assim que der. Estamos sem internet no hostel, apesar do netbook aqui. Fotos fresquinhas.

Scalinata di Spagna. Bairro Tridente. Villa Borguese. Terrazza de Pincio e Piazza Del Popolo (ops, desta nao postamos foto!). Museus Capitolinos.






2 comentários:

Rach disse...

que lindos! nossa, to mto feliz, chorei no vídeo :P

entrem no metrô e aprendam a frase, pra gente repertir um dia aqui, bêbados: "prossima fermata, policlinico. uscita lato destro".

Unknown disse...

Vcs estão muito finos... o vídeo foi o máximo, adorei!'
Já posso até imaginar a Nathy ajudando a tiazinha chinesa... figura!
Bjos pra vcs